Assuntos relevantes

...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Os Ecotijolos são instalados na obra através do Sistema Construtivo Modular cujo princípio de montagem é feito por módulos, possuindo medidas e formatos padrões, permitindo assim a precisão na aplicação e distribuição dos mesmos. Este sistema facilita o planejamento de desenvolvimento do projeto e cálculos estruturais, pois cria áreas de descargas de pesos padrões em toda a alvenaria.



Montagem modular



Dado a confiabilidade nas medidas dos tijolos, a modulação das paredes montadas com estes tijolos pode seguir uma precisão excelente, levando aos projetistas e executores a uma facilidade quanto a forma final das edificações. E referindo-se a uma montagem modular, a amarração entre elementos pode ser assegurada resultando tanto qualidade de montagem quanto qualidade de montagem estética final (alvenaria aparente).



Elementos estruturais



Como mencionado anteriormente, os tijolos se tornam responsáveis pela transmissão de carga vertical da obra para a “fundação”. Com isto poderemos dizer que todas as paredes fazem parte da estrutura de nossa obra (tijolo a tijolo), então os tijolos fazem a função das colunas, lembrando-se que dada a precisão dimencional, os tijolos somente serão encaixados um com o outro, não requerendo nenhum tipo de material para assentamento. Este fato nos leva a economia de tempo e de material para a montagem da obra.



Fundações



Ainda iremos precisar das fundações, porém, o modo de calcularmos mudará, pois a área que temos nas “colunas de concreto” é muito menor que a área que nós temos como base de todas as nossas paredes. Uma boa opção a ser avaliada no projeto é a utilização de Radier Israelense, pois reduzirá em muito o custo e irá requerer menor tempo e mão-de-obra para formação.



Ainda precisaremos de Cintas, Vergas e Contra Vergas, porém com esta técnica formaremos estas dentro dos próprios tijolos, utilizando-se o tijolo “Canaleta”, pois este não irá requerer molde em madeira, espera de cura do cimento e otimizará a mão de obra.



Agora , aparecerá um novo elemento, que não existe no sistema convencional, as colunas de cargas laterais, que serão fundidas dentro dos furos dos tijolos e serão acrescidas de ferragens. Estas tem como função limitar o trabalho lateral da parede, após montagem.



Instalações



Tanto as instalações hidráulicas quanto elétricas serão feitas por dentro dos furos existentes nos tijolos, evitando assim danos na forma final da montagem (alvenaria aparente).



Acabamento



O acabamento de nossa alvenaria aparente será dado pelo rejuntamento dos vãos entre os tijolos e a impermeabilização das paredes, que poderá ser: Resina, Tinta, Emboço, etc.



Tempo para execução



Concluímos que o tempo de execução é muito reduzido comparando-se ao sistema convencional.



TIJOLOS MODULARES – APLICAÇÃO





Modulação



Para melhor aproveitamento dos benefícios do sistema modular recomenda-se que as medidas das paredes e vãos sigam um padrão de modulação mínima de 12,6 cm.



Baseando-se primordialmente neste dado, o projeto deverá ser concluído ou executado, apresentando-se as medidas proporcionais ao módulo.



Previsão das instalações



Visto que o Sistema Construtivo Modular baseia-se no princípio de montagem progressiva, é importante lembrar que as instalações de esgoto, hidráulica, elétrica e outras deverão ser projetadas juntamente com a modulação e, montadas conforme as paredes vão ganhando altura.



No caso das instalações que nascem da fundação, estes pontos deverão ser definidos e executados juntamente com a demarcação de tijolos e execução da fundação.



Nivelamento da fundação



Pelo motivo do sistema ECOTIJOLOS não receber massa de assentamento entre os tijolos, torna-se importantíssimo que a fundação possua um ótimo nivelamento, pois as seqüências de montagem dependerão diretamente da qualidade desta.



A Primeira fiada de tijolos



Esta deverá seguir fielmente o plano de modulação e posicionamento. Somente neste caso os tijolos serão assentados com massa de assentamento (para existir uma fusão entre a fundação e os tijolos). O somatório da qualidade da fundação e a qualidade no assentamento da primeira fiada regerá a qualidade final do assentamento das fiadas seguintes.



Recomendações:



1) Adicionar hidrofulgante na massa de assentamento da primeira fiada (SIKA) para combater umidade de capilarização.



2) Após assentamento, preencher com Graute os orifícios dos tijolos.



3) Manter sempre limpa a superfície superior do tijolo após assentado.



4) Para correção de posicionamento do tijolo, utilizar-se de martelo de borracha.



5) Impermeabilização da base da parede (externo).



Assentamento contínuo sem produto de adesão



O montador deverá:



estar sempre atento ao nivelamento e prumo das fiadas, bem como a qualidade dos tijolos que estão sendo aplicados (tijolos danificados, pois o sistema sugere a alvenaria aparente).

tentar ao máximo erguer a alvenaria em camadas iguais (mesma altura).

criar pontos de referência e utilizar-se de régua ou linha para os preenchimentos contínuos.

atentar-se para o plano de instalações para deixar os referidos pontos nas posições corretas de projeto.

As colunas estruturais deverão ser preenchidas a cada 50 cm conforme a elevação da alvenaria.

PROJETO X MODULAÇÃO DOS ECOTIJOLOS



As montagens com os Ecotijolos seguem uma modulação básica de 12,5 cm, isto é, as medidas de vãos deverão ser múltiplas deste módulo. Exemplos:



Paredes com comprimento de 1,10m deverão ser alteradas para 1,125m.

Vão de porta com comprimento de 0,85m deverá ser alterado para 0,875m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário