Assuntos relevantes

...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Perguntas e respostas - Alvenaria

Perguntas e Respostas






SOBRE O SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR – ECOTIJOLOS

PAREDE – QUAL O TIPO DE FUNDAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA MINHA CONSTRUÇÃO?



A análise da tensão atuante na base da parede e dependendo do tipo de terreno onde haverá a edificação, o alicerce de alvenaria pode não ser o tipo mais adequado de fundação. Quando a obra for construída em terreno “fraco”, deverá ser adotada a sapata como fundação. A sapata pode ser do tipo SAPATA CORRIDA ou SAPATA SIMPLES. A mais usada‚ a fundação em SAPATA CORRIDA com brocas de 20 cm de diâmetro espaçadas a cada 2,5 m (modulação) com 1,00 de profundidade no mínimo. Uma boa obra, inicia pela fundação por isso recomendamos que tenha um profissional responsável para definir qual a fundação ideal, a mais econômica e a mais segura.



PAREDE – QUAIS AS BITOLAS DOS FERROS QUE DEVO UTILIZAR NAS COLUNAS EMBUTIDAS NOS TIJOLOS DE PAREDES E MUROS?



A critério do Calculista da obra, deveremos utilizar ferros para construção civil, “CA – 60″ ou “CA – 50” nas bitolas indicadas por ele.



MURO – QUAL O TIPO DE FUNDAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA O MURO?



Dependendo da relação PESO DO MURO/RESISTÊNCIA DO TERRENO, o alicerce de alvenaria pode não ser o tipo adequado de fundação. Quando ao MURO‚ construído em terreno “fraco”, deverá ser adotada a sapata como fundação. A sapata pode ser do tipo SAPATA CORRIDA ou SAPATA SIMPLES. A mais usada‚ a fundação em SAPATA CORRIDA com brocas de 20 cm de diâmetro espaçadas a cada 2,5 m (modulação) com 1,00 de profundidade.



NOTA:- A análise das ações horizontais dos esforços devidos ao vento, é feita seguindo as prescrições da NBR 6123:1988



LAJE – NA EXECUÇÃO DE CASAS SEM LAJE, QUAL O ESPAÇAMENTO DOS FERROS?



Recomendamos utilizar o mesmo espaçamento das paredes com laje (vide próxima pergunta), uma vez que a economia do ferro não se mostra vantajosa e ainda permite que em futuro próximo o cliente possa instalar a laje, melhorando o conforto térmico e acústico de sua construção.



PAREDE – UTILIZA-SE CANALETA NA ÚLTIMA FIADA E NO MEIO DA PAREDE?



Sim para a canaleta na última fiada, que faz o papel da cinta de amarração. Como utilizamos verga e contra-verga nos vãos de portas e janelas, as mesmas poderão continuar nessa mesma altura fazendo uma amarração intermediária, sempre necessária quando temos paredes acima de 3,00 m de altura.



PAREDE – COMO EXECUTAR OS CANTOS DAS PAREDES?



A modulação do blocos/tijolos ecológicos origina-se na primeira fiada e a junção de paredes em L ou T, deve seguir rigorosamente os critérios de modulação e amarração, para que possa haver o travamento entre as paredes. Essa junção devera receber a ferragem (arranque desde a fundação) e o graute, até a canaleta de coroamento.



MURO – NA EXECUÇÃO DO MURO, COMO É O PROCESSO CONSTRUTIVO?



Os ECOTIJOLOS modulares seguem normas específicas da ABNT, que exigem resistência mínima de 2mPa e portando poderão ser usados tanto para paredes como para muros. Lembramos ainda que a modulação seja sempre tijolo inteiro e meio-tijolo. Portanto os vãos deverão ser múltiplos desses valores, para o tijolo modular ecológico de 25 x 12,5cm, se utilizarmos 10 tijolos inteiros, teremos 2,5 metros de vão do muro na primeira fiada, para a segunda fiada iniciaremos com meio tijolo e acabaremos com meio tijolo, ou seja, teremos os mesmos 2,5 metros de vão do muro, utilizando 9(nove) tijolos inteiros e 2(dois) meio tijolo. Para a terceira fiada, repetiremos a mesma modulação da primeira fiada e assim sucessivamente.



PAREDE – É NECESSÁRIA VERGA E CONTRA-VERGA EM CONCRETO SOBRE AS PORTAS E JANELAS?



Usaremos sempre que possível as canaletas fazendo o papel da verga e/ou contra verga (obedecendo-se detalhes do calculista). Estes elementos vão absorver as diferenças das tensões que ocorrem geralmente nos cantos das aberturas.



MURO – USA-SE FERRO E GRAUTE A CADA QUANTOS METROS?



Os muros feitos com blocos/tijolos modular ecológico, devem ser subdivididos em trechos de comprimento entre 2,50 a no máximo 5,00m. Para vãos acima de 5,00 metros é recomendado pilar intermediário, confeccionado com os mesmos blocos/tijolos modular ecológico do muro. No início e no final de cada trecho, bem como nos pilares, deve-se implantar o ferro e lançar o graute em até três furos. A norma ABNT – NBR 10.837 da o valor da esbeltez máxima que deve ser igual ou inferior a 20(vinte), portanto recomenda-se colocar o ferro e o graute a cada 1,25m (10 vezes a largura do tijolo de 12,5cm). Lembrando que o muro poderá ou não ser dilatado. Usar sempre blocos/tijolos tipo canaleta na ultima fiada e com ferro. (obedecer detalhes do calculista).

“Esbeltez:- Característica de paredes cujas seções transversais são pequenas em relação à altura.”



PAREDE – DEVO COLOCAR FERRO E GRAUTE NAS LATERAIS DE PORTAS E JANELAS?



Recomendamos a utilização de ferro e graute nos marcos das portas e janelas (principalmente em regiões onde venta muito), além da canaleta devidamente concretada sobre a porta. As janelas também possuem as canaletas com concreto e ferragem fazendo o papel da verga e contra verga, ficando a critério do calculista, outras necessidades.



SOBRADO – NA EXECUÇÃO DE SOBRADOS COM LAJE PISO E LAJE COBERTURA, QUAL É O ESPAÇAMENTO DOS FERROS?



Alguns cuidados deverão ser tomados quando temos um segundo piso. Inicialmente pelo tipo de fundação a ser escolhida. Quanto a resistência do “bloco/tijolo modular ecológico”, por norma temos resistência de 2,0 MPa até‚ 6,0 MPa, onde utilizaremos para o térreo blocos com resistência de 6,0 MPa, e para o primeiro andar, blocos com resistência de 2,0 MPa mais que suficiente para um sobrado com laje de cobertura. Recomendamos que para esses casos seja contratado um calculista que dará a obra, a segurança necessária.



PAREDE – COMO EXECUTAR OS CANTOS DAS PAREDES DO SEGUNDO PISO?



Para o segundo piso, daremos continuidade ao arranque e grauteamento utilizados no andar inferior. Lembrando que poderemos utilizar canaleta na ultima fiada e no meio da parede quando recomendado. Obedecendo-se sempre o detalhamento do calculista.



SOBRE OS ECOTIJOLOS







POR QUÊ OS TIJOLOS SÃO CHAMADOS DE ECOLÓGICOS?



Porque não passam pelo processo de queima, como acontece com os tijolos convencionais, evitando assim a derrubada de árvores para utilizar como combustível.



POR QUÊ OS ECOTIJOLOS OU TIJOLOS ECOLÓGICOS SÃO CHAMADOS DE TIJOLOS MODULARES?



Nos Tijolos Ecológicos o princípio de montagem é feito por módulos, possuindo medidas e formatos padrões, permitindo assim a precisão na aplicação e distribuição dos mesmos.



CONSTRUINDO COM TIJOLOS ECOLÓGICOS A CASA PODE FICAR PRONTA EM QUANTOS DIAS?



Devido principalmente à redução de tempo despendida na fase estrutural e à velocidade de montagem dos tijolos (por serem de encaixe). Além disso, a nossa técnica construtiva não requer massa de assentamento e garante a qualidade das fachadas externas pós-montagem, eliminando quase totalmente a perca de tempo de retrabalho e correções. Outro fator importante é que as instalações serão realizadas dentro dos furos já existentes nos tijolos fazendo com que durante a montagem todas as instalações elétricas e hidráulicas sejam feitas simultaneamente, pode ficar pronta em até 15 dias.



POR QUÊ É MAIS BARATO CONSTRUIR COM TIJOLOS ECOLÓGICOS?



A aplicação dos Tijolos Ecológicos consorciada com outras técnicas construtivas (como o radier israelense, por exemplo) irá requerer uma estrutura mais otimizada para a descarga dos pesos de obra, reduzindo assim o custo de fundações para que possa ser realizada a montagem. Além disso, dada a uniformidade dos tijolos, os mesmos não irão requerer coberturas como reboco, chapisco, etc. reduzindo o custo de acabamento da alvenaria. O tempo de edificação neste sistema também é muito reduzido, representando assim uma redução de custos em mão de obra. Pela redução nos custos de mão de obra nesta fase e pela eliminação de elementos estruturais tais como sapatas, baldrames,colunas, vigas e cintas em concreto armado tem se uma economia de até 40% no final de sua obra.



ESTE TIJOLO PRECISA SER QUEIMADO EM FORNO?



Não, este tijolo é curado com água. Por isso chama-se ECOLÓGICO, porque não se queimam árvores e não se polui o meio ambiente.



É NECESSÁRIO MÃO – DE – OBRA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUIR COM OS ECOTIJOLOS?



Não. Contudo,são necessários conhecimentos básicos de construção. Durante a montagem, o montador deverá ter em mente a idéia de que a cada tijolo aplicado será parte do acabamento total da alvenaria, fazendo-se necessário à limpeza e organização de obra.



ATÉ QUANTOS PAVIMENTOS PODEM SER CONSTRUÍDOS COM OS ECOTIJOLOS?



Temos históricos de construção de até 7 pavimentos utilizando-se o próprio tijolo como estrutura básica, mas a quantidade de pavimentos dependerá do tipo de projeto a ser realizado.



QUAL A PRINCIPAL VANTAGEM EM SE CONSTRUIR COM OS ECOTIJOLOS?



A vantagem é a economia de materiais como cimento ,areia para massa e reboco, ferragem, pintura, acabamento, e mão de obra. Pode chegar até 40% de economia numa obra bem planejada, respeitando o meio ambiente, pois os ecotijolos são ecologicamente corretos e a obra será mais limpa e com quantidade mínima de entulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário